Blog da Fast

 
Quero me casar! E a grana?

Quero me casar! E a grana?

   Casar é, sem dúvida, um dos passos mais importantes que se dá na vida, e que a mudará para sempre. Pensar em casamento não é como pensar em um aniversário, onde a preocupação é só com a festa e depois tudo volta ao normal. Além de todo o planejamento para festa, o mais importante é planejar a vida a dois que se inicia. Mas, para que tudo isso se concretize da melhor maneira possível, o planejamento financeiro é imprescindível. E é sobre isso que falaremos hoje no Blog da Fast, como se planejar financeiramente para casar com tranquilidade.


   Primeiramente, falaremos da cerimônia e da festa de casamento. Tudo dependerá de como você pretende que elas sejam. Se quiser algo grandioso, com muitos convidados, você precisará de um planejamento maior, portanto, precisará de mais tempo para poder executar da maneira que você sonha. Muitos casais já começam a se organizar até uma década antes do grande dia. Tudo dependerá também do quanto você e seu futuro cônjuge estão dispostos e podem economizar para fazer esse sonho acontecer. Existem pessoas que se planejam com apenas um ano de antecedência, mas, nesse caso, geralmente, ou a quantia poupada é bastante grande por mês, ou o casal opta por uma cerimônia mais simples, e uma festa que muitas vezes conta com a ajuda dos convidados. A forma de você poupar o dinheiro para seu casamento também varia de acordo com o prazo que você tem para economizar. Se o prazo for curto, como um ano de economias, o mais indicado é aplicar o dinheiro na poupança, uma vez que você pode retirar mais cedo e tem isenção de impostos. Já se o casamento for planejado a longo prazo, o casal pode utilizar fundos de investimentos e títulos de tesouro direto, já que esse dinheiro pode ficar bastante tempo parado, e assim rendendo mais.


   É muito importante que, nessa preparação do casamento, o casal já comece a pensar junto. As pequenas economias, que sempre citamos nesse blog (com alimentação, transporte, lazer), são essenciais para que os dois consigam poupar a quantia estabelecida previamente por mês. É muito importante que esse dinheiro seja destinado apenas para o casamento, e que não sirva como uma reserva de emergência, como por exemplo: O carro quebrou, retira do dinheiro do casamento, e imprevistos do tipo. Se esse dinheiro for constantemente gasto, vocês estarão adiando cada vez mais o sonho do casamento. Também é indispensável que vocês cumpram todo mês com as metas de depósito do dinheiro para o casamento, pois se for colocado para esse fim só o dinheiro que sobrar de cada mês, podem-se passar vários anos, e a grana ainda ficará apertada para realizar cerimônia e festa.


   E, com todo esse cuidado e planejamento prévio, além de vocês conseguirem realizar o tão grande sonho, outra parte muito importante de uma vida a dois já é posta à prova, que é a capacidade, sua e de seu parceiro, de economizar, de cuidar da vida financeira juntos. O dinheiro (mais precisamente, a falta dele) é uma das maiores causas de brigas entre os casais, e ele é necessário sempre, seja para cerimônia, festa, compra da casa própria, carro, etc. Se vocês conseguirem, com harmonia, conversa e controle, economizar para realizar o casamento, com certeza é um bom indicativo de como será a vida financeira a dois.


 


Luísa Andrade dos Santos, redatora da FastConnect.


Fonte: http://www.infomoney.com.br/blogs/financas-pessoais/financas-em-casa/post/6395011/onde-investir-para-casamento

 

www.fastconnect.com.br

logo commix