Blog da Fast

 
O que é Endomarketing e porque ele é tão importante?

O que é Endomarketing e porque ele é tão importante?

       Constantemente ouvimos falar de marketing e porque ele é muito importante para todas as empresas. “A propaganda é a alma do negócio”, “quem não é visto não é lembrado” são alguns ditos populares que já mostram a importância dessa área. Além disso, o marketing visa sanar as necessidades dos seus clientes e aumentar os lucros da empresa que representa, sendo assim essencial para o bom-funcionamento de qualquer negócio. Mas e o que é o endomarketing? Intuitivamente, podemos concluir que o prefixo “endo” refere-se a algo interno, e é exatamente isso. O Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, consiste em melhorar a visão da empresa entre seus colaboradores, ouvi-los e tornar a empresa um local melhor de trabalho.


    O Endomarketing veio para quebrar as barreiras entre patrões e empregados. Ele visa melhorar a imagem interna da empresa para seus colaboradores, os escutando e atendendo suas necessidades, de forma interessante para eles e para a empresa. Assim, cria-se um ambiente de trabalho mais saudável e funcionários mais motivados e satisfeitos com seu emprego. E colaboradores satisfeitos resultam em trabalho feito com mais vontade e, consequentemente, melhor. Além disso, quando os funcionários gostam do local que trabalham, geralmente acabam comentando positivamente da empresa em que atuam com seus amigos e familiares, fazendo o melhor tipo de marketing: o espontâneo. Além disso, aumenta-se a lealdade dentro da empresa, e diminui a rotatividade dos funcionários, uma vez que eles darão muito valor ao seu emprego e, ao pensar em trocar de empresa, pesarão não só o salário, mas também a importância e a voz que a empresa que estão os proporciona.


    Esse tipo de marketing interno é utilizado nas grandes multinacionais, mas o melhor de tudo é que empresa de qualquer porte pode fazê-lo. Melhorando a comunicação interna, por exemplo, além de escutar o que os seus funcionários esperam de você, eles também se sentem à vontade para opinar sobre rumos que a empresa poderia tomar, e, como diz o ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Se toda sua equipe vir com ideias visando o sucesso de seu negócio, você terá a visão ampliada e, enxergando mais possibilidades e de pontos de vista distintos, sua chance de sucesso é ainda maior. Também é muito interessante conceder gratificações aos seus funcionários quando baterem metas ou fazerem grandes negócios e vendas. Isso os fará sentir valorizados e os dará ainda mais vontade de mostrar o bom trabalho.


   Mais do que uma estratégia para dentro de sua empresa, o Endomarketing é a prova de que colhermos o que plantamos. Há muitos anos a relação patrão/empregado mudou, é muito mais humana, e vemos na prática que quem semeia respeito e reconhecimento colhe bons frutos como fidelidade e sucesso. Para seu negócio dar certo no mercado, primeiro ele precisa estar em harmonia da porta para dentro. Então, que tal começar a praticar o Endomarketing na sua empresa hoje?

 

www.fastconnect.com.br

logo commix