Blog da Fast

 
Educação financeira para sua família.

Educação financeira para sua família.

    Já falamos aqui no Blog da Fast sobre educação financeira pessoal diversas vezes e também sobre educação financeira nas escolas. Hoje, viemos com mais um ambiente para esse tipo de educação, tão importante quanto os já citados: a educação financeira dentro de casa.


    Normalmente, esse tipo de educação financeira mostra-se mais difícil que as anteriores, uma vez que é mais complicado dizer não para quem se ama, principalmente quando se trata de educar financeiramente os nossos filhos. Mas ela é extremamente essencial, tanto para a saúde financeira e para a harmonia da sua família quanto para criação do seu filho. Dizer não e impor limites também é uma maneira de amar. Difícil, dura, mas necessária.  Além de que será muito mais fácil seu filho aprender desde pequeno com você a como lidar com o dinheiro do que quebrar a cara futuramente com o consumo desenfreado. Mas, para ensinar seu filho a ter controle do dinheiro, você precisa ensiná-lo de fato, de maneira didática e condizente com sua idade. Apenas dizer “não”, não vai fazê-lo criar essa consciência. Lembro-me até hoje de quando eu era extremamente nova, e, quando ganhava qualquer dinheiro de algum parente, ia correndo comprar um brinquedo nas famosas lojas de “1,99”. Até que um dia, meu pai me disse “Você sabia que se guardar esse dinheirinho que você ganhou hoje, e juntar com o próximo que ganhar, você pode comprar um brinquedo ainda melhor? Demora um pouco mais, mas os brinquedos de cinco reais são mais legais que os de dois”. E a partir de então, minha “vida financeira” (de uma criança que, vez em quando, ganhava dois reais da mãe, do pai e dos avós) havia tomado outro rumo. Sem brigas, sem negações, com liberdade de escolha, apenas com um conselho do meu pai, minha maneira de lidar com dinheiro e compras havia mudado para sempre.


   Mas nem sempre só as crianças precisam ser educadas. Muitas vezes, gastar em excesso já se tornou um hábito para você, para seu cônjuge ou com quem você divide suas despesas. Sabemos que é muito mais difícil educar e desfazer manias de adultos, mas é necessário para que se consiga uma vida financeira saudável. O primeiro passo a se dar é colocar na ponta do lápis todas as suas despesas. Ir gastando sem ver as contas que você ainda precisa pagar é o primeiro passo para um endividamento bola-de-neve, aquele que só aumenta com o passar do tempo. Depois de ver tudo que se precisa pagar, veja também se você está com alguma dívida em atraso. Caso esteja, dê preferência para pagá-la e tente renegociar os juros. Além disso, seus costumes com o dinheiro precisam mudar. Gastos excessivos e desnecessários devem ser podados, e você precisa traçar metas. Metas de economia são uma ótima maneira de começar a poupar seu dinheiro. Comece aos poucos, e vá aumentando o valor da meta com o passar do tempo. Para te estimular, pense nas viagens, compras, sonhos que pode realizar economizando um pouco a cada mês.


    Lembre-se sempre de não desanimar nunca de mudar a vida financeira de sua família. Por mais que haja “recaída” de alguma das partes durante o percurso, não desista. Aos poucos, todos conseguirão melhorar os hábitos financeiros. Com muito amor, respeito e conversa, você e sua família podem traçar juntos o caminho do aprendizado da educação financeira.


 


Luísa Andrade dos Santos, redatora da FastConnect.

 

www.fastconnect.com.br

logo commix