Blog da Fast

 
Educação financeira nas escolas

Educação financeira nas escolas

        Para uma criança, o mundo todo é uma novidade. Aos poucos, ela aprende a falar, andar e se relacionar com as coisas e pessoas ao seu redor. Mas você já parou para pensar que parte dessas descobertas pode ser a educação financeira?


      Claro que você não chegará para seu filho de cinco anos falando sobre a bolsa de valores ou os juros e impostos exorbitantes que pagamos, mas começar com um cofrinho, para ele economizar as moedas que ganhar, já é um bom início. Muitas escolas brasileiras promovem “feiras” para conscientizar os alunos, que funcionam da seguinte maneira: A criança leva algum alimento para “vender” aos colegas e também notas de dinheiro de brinquedo, para comprar a comida que os colegas estarão vendendo. Com isso, eles irão adquirir responsabilidade, ter mais noção do preço das coisas e que, se gastarem muito com algo, não poderão comprar outra coisa que querem. Mesmo com essas iniciativas, a educação financeira no Brasil é muito fraca, e o reflexo disso é o número de inadimplentes em nosso país, que bateu recorde em maio deste ano, chegando a 61 milhões. As facilidades de pagamento atuais são muito boas para o consumidor, mas também podem ser uma armadilha para quem compra sem responsabilidade. Não é vantajoso incentivar o consumo se o cliente, após as compras, não conseguir pagá-las. Ele ficará endividado e com o nome sujo, o que atrapalhará caso o mesmo queira fazer novas compras.


     Para melhorar o quadro dos consumidores de nosso país, devemos continuar e incentivar cada vez mais projetos como o da “feirinha” das escolas, para mostrar de maneira lúdica e didática o cuidado que precisamos ter com nossa vida financeira desde cedo. Ao passo que as crianças vão crescendo, pode-se falar do assunto de maneira cada vez mais densa. Existem muitos adultos que não fazem ideia do mundo dos investimentos e da economia. Se esses forem assuntos tratados nas escolas, já que são tão importantes e necessários, com certeza as pessoas teriam mais noção de como lidar com seu dinheiro. Claramente, não podemos esperar apenas pelas escolas para formar um indivíduo. Esta noção de economia também precisa ser debatida e explicada em casa. Tornar esse assunto algo natural é muito importante, para que nossos filhos não cresçam com a impressão que é algo chato e de “adulto”, algo que não os interessa. Educação financeira é algo fundamental e que todos precisam ter. Além de educar os pequenos, também temos que nos corrigir, nunca é tarde para aprender. Procurar vídeos, cursos, textos que nos proporcionem maior noção de finanças e investimentos são essenciais para, além de passarmos conhecimento às gerações futuras, obtermos nós mesmos esses conhecimentos. Não podemos querer “passar o bastão” para nossos filhos se nós mesmos não sabermos administrar nosso dinheiro. E, para cuidar da vida financeira da sua empresa, conte conosco. A FastConnect é a melhor opção para quem quer progredir em seu negócio e deixar suas finanças nas melhores mãos.


 Luísa Andrade dos Santos, redatora da FastConnect.


Fontes: http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2017/07/epoca-negocios-numero-de-inadimplentes-no-brasil-em-maio-sobe-para-61-milhoes-e-bate-recorde.html


https://www.instagram.com/p/BXBPFJ2BxxE/?taken-by=fredmarquesoficial

 

www.fastconnect.com.br

logo commix