Blog da Fast

 
Dívidas: Saiba as que valem ou não a pena.

Dívidas: Saiba as que valem ou não a pena.

       Toda vez que se fala de dívidas, a primeira coisa que nos vem à cabeça é que elas devem ser sempre evitadas e eliminadas o mais rápido possível. Claro que é muito melhor não precisar pagar prestações todo mês, principalmente as que acabam sendo muito altas e durando muito tempo, mas as vezes endividar-se é necessário. Certas compras de alto valor precisam ser feitas, mas não podem ser pagas à vista. Logo, é preciso ver se essa dívida realmente valerá a pena.


        Existem dois tipos de dívidas: as de valor e as sem valor. As dívidas de valor são aquelas que irão agregar valor ao seu patrimônio a curto, médio ou longo prazo. São dívidas que, se bem planejadas, valem a pena serem feitas, pois darão retorno, trarão esse valor a vida. Como por exemplo, a compra da casa própria. É uma dívida alta, mas que o livrará do aluguel e trará mais segurança. Comprar imóveis para alugar também pode ser visto como uma dívida de valor, pois você estará gastando para depois conseguir lucrar. Mesmo sendo “dívidas boas”, deve-se tomar muito cuidado para não dar “o passo maior que a perna”. Esse tipo de dívida geralmente é de valor muito alto, logo, não se deve fazê-la sem pensar muito bem antes, colocar na ponta do lápis o quanto você precisará economizar para pagar em dia essa dívida e se isso caberá no seu orçamento.


       Já as dívidas sem valor são as de compras mais supérfluas, que não trarão real valor a vida do comprador.  Essas devem ser mais evitadas, uma vez que os benefícios que virão nas dívidas de valor não virão nessas. Porém, obviamente, muitas vezes essas dívidas são necessárias, seja para nossa maior comodidade, conforto ou até mesmo para realizar um sonho de consumo. Essa espécie de dívida não é proibida, desde que também seja muito bem planejada e não comprometa o pagamento de contas realmente importantes e de valor. E também deve-se cuidar com o acúmulo de dívidas, principalmente das sem valor, pois mesmo que cada uma seja de valor pequeno, se elas se somarem, podem acabar pesando demais no seu orçamento e prejudicando sua saúde financeira.


       Com isso, podemos chegar a uma importante conclusão: Fazer dívidas não é um problema, desde que sejam planejadas. O problema é a inadimplência, que acaba ocorrendo quando se deve mais do que se pode pagar. Portanto, ter controle de suas finanças é essencial. Faça planilhas, calcule gastos, não conte com renda incerta para pagar o que deve. E, para saúde da sua empresa, conte com a FastConnect. Com a Fast você tem menor índice de inadimplência, já que suas recorrências, por exemplo, são descontadas de seus clientes por débito automático. Assim, você sempre terá seu pagamento em dia. Melhor para você que recebe na data, e para seus clientes, que não esquecem de pagar e assim não ficam inadimplentes. Essa é só uma das tantas vantagens de virar cliente FastConnect. Vem ser Fast!


 Luísa Andrade dos Santos, redatora da FastConnect.

 

www.fastconnect.com.br

logo commix