Blog da Fast

 
Consumo sem consumismo, é possível?

Consumo sem consumismo, é possível?

          Quem não gosta de comprar? O consumo faz parte de nossa economia e nossa sociedade. Mas, com a falta de educação financeira em casa e nas escolas, muitas pessoas acabam passando dos limites e comprando mais do que podem pagar. O fato de estarmos em uma crise e o dinheiro estar mais escasso, faz com que muitas pessoas mantenham o antigo ritmo de consumo e percam-se em suas economias. Com isso, essas pessoas ficam inadimplentes e cada vez mais endividadas, com dificuldades para quitar suas contas.


             Comprar certo para comprar sempre. Esse é o lema de quem quer realizar o consumo consciente. Não é ser o famoso “pão duro” e não gastar com nada. Até porque, aplicar bem seu dinheiro também é uma forma de cuidar dele. Certas despesas, além de servirem para nosso sustento e sobrevivência, nos proporcionam bem-estar e lazer, e não podemos abrir mão disso, pois isso dá qualidade à nossa vida. O consumo é cada vez mais necessário para viver, porém, atrelado a ele está o consumismo, que é o ato de comprar mais do que se precisa, sem consciência, muitas vezes até sem meios de pagar o que se adquire, apenas pelo prazer da compra ou para ter coisas novas, mesmo que essas não sejam necessárias.


          Para não cair nos encantos do consumismo, a Fast te dá 5 dicas para consumir de maneira controlada, estar sempre com o nome limpo e a consciência tranquila.



  1. Saiba tudo o que você consome


Anote em um caderno, em uma planilha, ou até mesmo no celular. O primeiro passo para economizar é saber quais contas você já possui, que dia serão debitadas, e o total a ser pago no mês presente. Com isso, você tem a consciência de quanto vai gastar no mês, e assim analisa se pode ou não gastar mais.


 



  1. Pense duas vezes


“Eu realmente preciso disso? ”, é a primeira pergunta que você deve se fazer ao se deparar com algum produto que deseja comprar. Muitas vezes, nos empolgamos no momento que vimos a mercadoria, ou por algum desconto que ela tem, mas, se não tiver utilidade em nossa vida, não existe motivos para comprá-la.


 



  1. Pesquise


Antes de comprar qualquer produto, pesquise os lugares que o vendem e veja qual sai mais em conta. Mesmo que seja algo que não custe muito, como um alimento, por exemplo, vale a pena pesquisar o supermercado que o vende mais barato, porque cada pequena economia, no fim do mês, pode fazer diferença.


 



  1. Procure e espere os descontos


Muitas vezes, um produto que você quer muito acabou de ser lançado, ou então estamos em alguma data comemorativa, como o natal ou dia das mães e, por isso, está com o preço nas alturas. Vale a pena esperar um pouco e procurar nas mais diversas lojas para ver se encontra algum bom desconto. O preço dos produtos cai logo após a passagem do natal, assim como o dos chocolates diminui depois da páscoa. Claro que você não precisa deixar essas datas passarem em branco para economizar, logo, se você precisa de presente para algum desses dias, pode comprar com antecedência também.


 



  1. Automatize ao máximo suas contas


Quando você possui uma despesa fixa e necessária, é aconselhável deixar essa parcela em débito automático, para evitar multas ou perdas de oportunidade por esquecer de pagar.


A FastConnect proporciona aos seus clientes a opção de “Renovação Automática”, onde as parcelas de serviços prestados são automaticamente renovadas, e você não se preocupa com o pagamento desse serviço adquirido.


Por maior conforto e segurança, vem sem diferente, seja Fast!


 


  Luísa Andrade dos Santos, redatora da FastConnect.


Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/comportamento/10-dicas-de-como-economizar-dinheiro-e-controlar-financas-pessoais


 

 

www.fastconnect.com.br

logo commix