Blog da Fast

 
Como seu perfil nas redes sociais pode alterar sua vida profissional?

Como seu perfil nas redes sociais pode alterar sua vida profissional?

    Nos tempos atuais, é difícil quem não possua perfis em redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter, dentre outras, são parte da vida de grande parcela das pessoas. Apesar de serem redes onde o intuito é expressarmos nossa opinião pessoal e expor ideias e momentos de nossas vidas, é importante tomarmos cuidado. Com a popularização dessas redes, os contratantes estão pesquisando os perfis de possíveis funcionários antes de admiti-los, e os atuais patrões também checam os perfis de seus contratados.


    Não queremos, de forma alguma, dizer para ninguém perder sua liberdade de expressão. Esse texto é apenas um lembrete que tudo que postamos na internet pode ter um alcance muito grande, coisa que podemos acabar não pensando ao publicar. Lembrete também que tudo que falamos, mesmo virtualmente, nos traz consequências. Faz tempo que a internet deixou de ser “terra de ninguém”. Hoje em dia podemos ser responsabilizados, inclusive judicialmente, pelo que falamos. Por isso a importância de pensar duas vezes antes de postar ou compartilhar algo, principalmente se isso pode ferir a imagem de um terceiro. Além disso, podemos estar nos prejudicando até mesmo na busca de um emprego. Imagine a seguinte situação: Você se candidata a uma vaga de emprego. O empregador gosta de seu currículo, e também fica satisfeito com sua entrevista. Ao visualizar seu perfil nas redes sociais, porém, ele percebe que você costuma tratar com muita rispidez quem não concorda com sua opinião, postando coisas ofensivas e respondendo de maneira grosseira quem lhe questiona. Isso pode ser um ponto bastante negativo para você, podendo inclusive ser o fator que exclui você de ganhar a vaga, uma vez que o empregador fica receoso que você trate com a mesma rispidez seus colegas quando contrariado.


   Outra possibilidade de prejudicar-se com as redes sociais é quando você já está em um emprego, mas, em um momento de insatisfação, manifestou críticas negativas sobre a empresa ou seu superior nas redes sociais, ou até mesmo nos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Até mesmo críticas feitas em conversas privadas podem vazar, e levar a demissão por justa causa. Por isso, é muito melhor contar até dez, segurar o impulso e resolver os problemas internamente, conversando com quem está lhe gerando desconforto. Claro, se o problema for algo muito sério, corra atrás de seus direitos, denuncie, não se cale. Mas se for um desentendimento passageiro, vale a pena esperar a cabeça esfriar para resolver.


   Não deixe que redes e aplicativos que são feitos para entreter e facilitar a vida, acabem lhe causando dor de cabeça. Use-os a seu favor, até mesmo como uma vitrine para seu trabalho. A publicidade virtual pode ser considerada a mais importante atualmente, aproveite isso ao máximo. E sempre antes de postar algo, pense se haveria problemas caso alguém visse essa publicação. Também tome cuidado com as notícias falsas, tão faladas atualmente, para não acabar disseminando a mentira em seus perfis.


Luísa Andrade dos Santos, redatora da FastConnect.

 

www.fastconnect.com.br

logo commix