Blog da Fast

 
Como organizar suas finanças em 2019?

Como organizar suas finanças em 2019?

        Todo início de ano nos inspira a mudarmos, nos renovarmos, assim como o ano que está por vir. Mas não adianta apenas querer. Para conseguir fazer diferente em 2019, precisamos agir, e, antes disso, nos planejarmos e organizarmos. A organização financeira é algo fundamental, e também desejo de muitos. Com certeza, na lista de promessas de ano novo de muita gente havia incluído melhorar sua vida financeira, economizar, se estabilizar, entre outros. Que tal colocar isso tudo em prática? Hoje viemos ajudar você a se organizar e ter um 2019 muito melhor e mais tranquilo financeiramente,


        Primeiramente, se organize de fato, com tabelas, planilhas, da maneira que você achar melhor, seja no computador ou até mesmo em uma folha de papel. Veja suas despesas, gastos mensais, o quanto de seu salário vai nas contas fixas. Leve em conta também os pequenos gastos, que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia, mas que fazem a diferença no fim do mês. Veja se você gasta de acordo com seu padrão de vida, ou se precisa fazer certos cortes para se adequar a seu padrão e poder ficar mais tranquilo financeiramente. Muitas vezes, procurando uma vida mais confortável, acabamos nos autossabotando e entrando em grandes dívidas. Podemos exemplificar isso com algo extremamente comum, que acontece com muitas pessoas: ao morar sozinho, ainda sem condições de comprar a casa própria, o aluguel é uma saída muito comum. Ao procurar um lugar para alugar, você precisa se lembrar de que o aluguel será apenas um dos gastos que virão com esse novo estilo de vida. Ainda estão inclusos nas despesas água, luz, condomínio (caso seja o aluguel de um apartamento), compras do mês no supermercado, internet, entre outros. Então, se você ganha em torno de 2.000 reais, por exemplo, por mais que um apartamento lindíssimo, de ótima localização, e custando 1.500 reais de aluguel lhe chame atenção, pense bem no pouco dinheiro que vai lhe sobrar, tendo em vista a quantidade de despesas a mais que você terá. Pode ser que de início você até dê um jeito de arrumar um dinheiro extra, e de pagar todas suas contas em dia. Mas mesmo assim, pense na quantidade de dor de cabeça que você terá todo mês, no nervoso que passará e nas dívidas que pode acabar adquirindo vivendo esse padrão de vida que ainda não condiz com o seu. A partir disso pode se iniciar um efeito “bola de neve”, onde as dívidas só aumentam e depois fica impossível de pagá-las. Por isso, é muito melhor alugar um lugar mais barato, mesmo que ainda não seja a casa dos seus sonhos. Assim, você vive com mais tranquilidade, e ainda pode economizar, nem que seja de pouco a pouco, para comprar a sua casa própria e se livrar do aluguel. Em resumo, organize-se e faça uma análise realista de suas condições financeiras, veja o que precisa ser mudado ou cortado de sua vida. E coloque em prática nesse ano que está por vir.


        Depois de estudar como está sua vida financeira, é importante quitar as eventuais dívidas que você possui. Pagar o que deve precisa ser prioridade em sua vida, primeiramente para seu bem estar e tranquilidade, e também para se livrar das contas e de juros cada vez maiores. Assim, caso consiga quitar suas dívidas, ou ao menos deixar as parcelas de suas compras em dia, você começa o novo ano com mais leveza e, o dinheiro que vier, você pode investir ao invés de gastá-lo pagando os juros das dívidas. Falando em investir, estude bastante as maneiras de investimento, veja qual é a melhor pra você e invista, nem que seja uma pequena quantia. Poupar, investir e pensar no futuro é essencial para ter não só um 2019 melhor, mas também os próximos anos que virão. Investir na sua formação também é sempre uma boa ideia. Ao fazer um curso superior, ou até mesmo uma especialização na sua área, além de você ser melhor remunerado, você ainda pode se destacar ao fazer um trabalho melhor, tendo mais conhecimentos.


        Com planejamento e muito esforço, é possível fazer um ano melhor, e ainda juntar dinheiro para ter ainda mais prosperidade nos próximos anos.


Luísa Andrade dos Santos, redatora da FastConnect.

 

www.fastconnect.com.br

logo commix