Blog da Fast

 
Como mudar de carreira com tranquilidade?

Como mudar de carreira com tranquilidade?

         Nossa vida profissional está começando cada vez mais cedo. Fazemos o vestibular ainda muito jovens, por isso, é normal que, com o passar dos anos, nossa cabeça, gostos e opiniões mudem, e assim, os desejos profissionais também se modifiquem, e a vontade de explorar uma nova área de atuação profissional, muitas vezes sem nenhuma ligação com a área que se está praticando, apareça. Mas, junto com essa vontade, é natural que exista um receio de mudar de área, de começar tudo de novo. Por isso, planejamento é essencial nesse momento, e é sobre como se planejar corretamente para a mudança de carreira que falaremos hoje.


          Primeiramente, é imprescindível que você pense muito bem se realmente deseja mudar totalmente seu ramo de trabalho. É importante lembrar que todas as profissões possuem seus prós e contras, logo, não se deve mudar de ramo por alguma desilusão que você teve com seu atual emprego, pois isso seria apenas trocar de problemas. Também não se deixe levar pela história de que seu atual emprego não é bem remunerado, por isso você deveria ir para outra área que “dá mais dinheiro”. Com esse pensamento, muitas vezes deixamos de fazer o que realmente gostamos e aí sim que o trabalho não rende, pois quando se trabalha com vontade e prazer, o trabalho sempre é muito mais bem feito. A área que você gosta pode até ser mais difícil de manter o sustento, mas se você inovar, se fizer com capricho e criatividade seu trabalho, com certeza irá se destacar e conseguir gerar mais capital.


          Caso você perceba que realmente não está feliz em sua área e esteja decidido a mudar, comece pesquisando sobre a nova área que pretende atuar. Muitas vezes, idealizamos a profissão que desejamos, e o que pensamos é totalmente diferente do que realmente vamos fazer na prática. Por isso, procure ler e ouvir pessoas que já trabalham na área, e que relatam o lado bom e ruim da profissão desejada. Com isso, avalie bem se a nova profissão não continua com aspectos que te fizeram desistir da sua profissão atual. Decidir o que você não quer mais fazer também é uma maneira de conseguir escolher com mais exatidão o que você quer fazer daqui para frente. Depois disso, faça uma pesquisa de mercado, que também é essencial. Com isso, você já terá uma ideia da dificuldade de entrar na área almejada. Se possível, também faça a transição de sua vida profissional aos poucos, dando “um passo de cada vez”. Nos primeiros meses de mudança, pode ser interessante você trabalhar mais, mantendo sua antiga profissão em paralelo, se possível, para depois, vendo que possui chances de mercado, se jogar em seu novo caminho.


         Com persistência, criatividade e, principalmente coragem para começar, a mudança em sua carreira pode ser uma experiência muito interessante e boa de se viver, experiência essa que, se necessária para lhe deixar satisfeito e feliz com o seu trabalho, fará toda diferença na sua vida.


Luísa Andrade dos Santos, redatora da FastConnect.


Fonte: http://aprenda.guiainvest.com.br/como-mudar-de-carreira-sem-traumas/

 

www.fastconnect.com.br

logo commix