Blog da Fast

 
Como alcançar a independência financeira?

Como alcançar a independência financeira?

   O termo “independência financeira” pode ter significados diferentes, dependendo da meta e objetivos de cada um. Para alguns, independência financeira é quando o rendimento de seus investimentos é superior aos seus gastos mensais, ou seja, só com o lucro de seus investimentos já consegue se manter, sem mesmo precisar de um trabalho. Para outras pessoas, a independência financeira consiste em poder comprar o que deseja, se manter, sem depender de ninguém. Seja qual for o objetivo de independência financeira, é necessário ter metas e dedicação. E é sobre como conseguir a tão sonhada independência que falaremos hoje.


   O primeiro passo é planejar-se financeiramente. Você precisa, de início, saber para onde está indo seu dinheiro. Veja se, dentre os pagamentos que você efetua, não estão contidos gastos desnecessários, que podem ser excluídos. Para se poupar em investir, cada pequena economia conta muito, por isso, além de cortar gastos supérfluos, também é necessário mudar hábitos que nos fazem gastar mais que o necessário. Depois disso, planeje a quantia que você precisa para se manter, o quanto pode economizar, o quanto pode arriscar. Estude muito para ver qual é a melhor maneira para você investir seu dinheiro, condizente com quanto você possui, por quanto tempo pode ficar sem mexer nessa quantia e os riscos que pode arcar.


   Mais importante que o planejamento, é conseguir colocá-lo em prática. Não gaste o dinheiro que é reservado para sua economia. Inclusive, é muito importante você sempre poupar para possuir um fundo de emergência, caso você tenha extrema necessidade de gastar a mais. Porém, o gasto só pode ser feito se for realmente necessário. Se cada mês você tirar um pouco do que estava destinado a economia e aos seus investimentos, você mesmo estaria boicotando o seu desejo de ser independente financeiramente. Esteja obstinado a conquistar seu objetivo. Se o seu sonho de independência for morar sozinho e se sustentar, garanta uma renda confiável para que você realmente possa se manter sem pedir ajuda. Ir morar sozinho sem planejamento e dinheiro certo pode acabar gerando grandes dívidas, e ainda ter que pedir um empréstimo ou até mesmo dinheiro para as pessoas das quais você não queria mais depender. Todo o planejamento sairia exatamente ao contrário. Para a independência financeira no sentido de viver do rendimento de seus investimentos, também é necessário muito planejamento e certeza de tal retorno, principalmente se a ideia for parar de trabalhar para viver apenas de tais rendimentos. Até porque, se você, no impulso, larga seu emprego e não recebe o retorno esperado, vai precisar gastar o que tinha poupado para pagar suas despesas e as vezes até depender mais de outras pessoas.


    A independência financeira não é um sonho fácil, mas possível para quem tem foco, planejamento, determinação e coragem. Seja o autor de seu próprio destino, faça por onde e conquiste sua liberdade financeira.


 


Luísa Andrade dos Santos, redatora da FastConnect.


Fontes: https://blog.rico.com.vc/independencia-financeira


https://mepoupenaweb.uol.com.br/dicas-de-riqueza/7-dicas-pra-conquistar-a-independencia-financeira/


http://www.coachfinanceiro.com/portal/o-que-e-independencia-financeira/


 

 

www.fastconnect.com.br

logo commix