Blog da Fast

 
Como a ansiedade pode prejudicar seus negócios?

Como a ansiedade pode prejudicar seus negócios?

     Como já diz o ditado, “a pressa é inimiga da perfeição”. E isso também serve para os negócios. Pensar antes de agir, medir os riscos e consequências é essencial para o bom andamento da empresa. E é sobre como a ansiedade e medidas precipitadas podem prejudicar seu negócio que falaremos hoje.


      Obviamente, quando se é empreendedor, é necessário ter coragem para arriscar. Um empreendedor nunca pode se conformar e ficar na mesmice. Porém, todo risco precisa ser calculado, estudado e pensado antes de qualquer atitude. A pressa de ver resultados, muitas vezes, nos leva a tomar decisões antes da hora, que podem inclusive levar a algum tipo de prejuízo na sua empresa. Por isso, não dê “o passo maior do que a perna”. Saiba reconhecer as atuais limitações da sua empresa e até mesmo suas, ver no que pode investir agora, e o que precisa de um maior amadurecimento, mais capital, e outros fatores para poder investir. Por exemplo: se você pode prestar seus serviços à distância, fazer propaganda de seu negócio por todo Brasil é interessante, já que as distâncias não são problemas no seu caso. Porém, antes de investir em propaganda, é necessário investir na mão de obra e qualidade de sua empresa. O que adianta sair divulgando sua empresa pelos quatro cantos do país, e, quando a demanda vem, é grande demais e você precisa cancelar contratos ou fazê-los com rapidez demais, comprometendo a qualidade de seu serviço? O número de clientes pode sim subir rapidamente, mas, se você não tiver preparado sua empresa para tal demanda, ele pode cair com ainda mais rapidez, e ainda manchar seu nome e reputação no mercado. Por isso, é mais interessante você aprimorar sua empresa para dar um grande passo desse, de virar uma empresa que atua em todo o país, contratar mais mão de obra se necessário, comprar mais equipamentos, e, depois de testar as melhorias com seus clientes fiéis e mais antigos, começar a divulgar e prestar serviços por todo Brasil. Fazendo da segunda maneira, os resultados podem até demorar mais para virem, mas a chance de seu investimento ser um sucesso, da empresa crescer e de seus clientes novos continuarem com você é muito maior.


      Para que você saiba qual passo deve tomar em que momento, seja muito honesto consigo mesmo, tente ver sua empresa de fora, tirando um pouco o sentimento que tem por ela. Veja as dificuldades, o que precisa amadurecer, aperfeiçoar na sua empresa, dando um passo de cada vez. Ambição é importante, mas sempre tem que vir acompanhada de cautela e planejamento.


 Luísa Andrade dos Santos, redatora da FastConnect.

 

www.fastconnect.com.br

logo commix