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Análise SWOT, o que é e qual sua importância?

Análise SWOT, o que é e qual sua importância?

    Já vimos aqui diversas vezes que planejamento e estudo são fundamentais para o bom andamento de uma empresa. Hoje, falaremos da análise SWOT, que é uma ferramenta bastante completa que ajuda o empreendedor a enxergar seu próprio negócio e como se comporta o mercado ao redor, e porque ela é tão importante para o sucesso do empreendimento.


    A sigla SWOT vem do inglês “Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats”, que significam “Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”, e, mudando a ordem das palavras, ficou conhecido no português como “FOFA”. Nessa análise, como o nome mesmo já diz, são estudados os pontos fortes e fracos de uma empresa, e quais são as oportunidades e as ameaças que o mercado oferece a ela.


   Analisar os pontos fortes é algo necessário para ver de que maneira sua empresa já se destaca no mercado, e porque você conseguiu alcançar tal destaque, para continuar com o bom trabalho e investir ainda mais nele. Qual seu diferencial? Produtos variados, atendimento pessoal ao cliente? Seja qual for a resposta, é importante saber porque seus clientes lhe escolhem, para, além de arrumar o que está errado, não deixar estagnar o que está sendo bem feito, e conseguir melhorar cada vez mais seu trabalho. Porém, nem só de pontos fortes é feita uma empresa. Também é de extrema importância analisar as fraquezas de seu negócio, para poder mudar o jeito que está se procedendo nesses casos e, assim, transformar a fraqueza em ainda mais força. Muitas vezes, a fraqueza não está apenas na relação da sua empresa com o mercado, mas é uma fraqueza interna, seja da relação entre os colaboradores, lacunas no treinamento, ou falta de mão-de-obra capacitada para determinado serviço. É necessário ser crítico e franco nesses momentos, pois só admitindo uma fraqueza é que podemos arrumar o problema.


   Saber identificar as oportunidades também é essencial para se ter uma visão empreendedora e fazer sua empresa progredir. Tais oportunidades dependem de fatores externos, logo, não podem ser controladas, então, o importante é estudar e estar sempre antenado ao que está acontecendo em volta de sua empresa, e que pode impactar positivamente em suas vendas, seja mudanças politico-econômicas, eventos importantes que atraem a atenção dos clientes ao seu negócio, aumento de crédito ao consumidor ou até mesmo aumento do interesse dos clientes no produto ou serviço que você tem a oferecer. Modas e tendências, por exemplo, mudam completamente a visão das pessoas, seja sobre uma peça de roupa ou até mesmo do estilo de vida a se seguir. Um bom exemplo disso é o estilo de vida fitness, mais preocupado com o corpo e com a saúde. Cada vez mais as pessoas estão aderindo a essa tendência, comendo alimentos saudáveis e praticando exercícios. Essa é uma oportunidade e tanto para restaurantes que investem em comidas saudáveis e academias se destacarem e conquistar todo esse mundo fitness. Mas, assim como os pontos fortes vêm acompanhados dos pontos fracos, as oportunidades vêm com as ameaças, que são igualmente externas (logo, incontroláveis) e também necessitam de máxima atenção. As ameaças são fatores que influenciam negativamente no bom funcionamento da empresa, por isso, é preciso estar atento a todas essas ameaças e bolar planos para conseguir driblá-las e assim não ter sua empresa afetada por elas.


   Com uma visão sincera e detalhada do seu negócio, é muito mais fácil perceber no que deve-se continuar investindo, que parte precisa de mais atenção, o que pode ser acrescentado e melhorado. Assim, sabendo de suas reais necessidades, é possível tomar atitudes mais certas, que vão levar ao real progresso de sua empresa.


   Luísa Andrade dos Santos, redatora da FastConnect.


 


 Fonte: https://blog.contaazul.com/analise-swot-para-pequenas-empresas-o-que-muda-e-como-fazer

 

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